quarta-feira, 9 de junho de 2010

CURSO: Artes Decorativas
ÁREA: 215 – Artesanato
MODALIDADE DE FORMAÇÃO: curso de formação
LOCAL: ACADEMIA APAMM – Ermesinde
FORMADOR/A: a definir
PÚBLICO-ALVO: Educadores, Monitores de tempos livres e grupos de terceira idade; A todos os que procuram uma actividade criativa para o seu tempo de lazer.
PRÉ-REQUISITOS: -------------
CARGA HORÁRIA: 30 horas
PREÇO: 150,00€
ASSIDUIDADE: 95% do número total de horas de formação


CONDIÇÕES DE PAGAMENTO: 50 euros no acto da inscrição e restante pagamento no 1º dia da acção

DESCRIÇÃO
Ocupe o seu tempo livre de forma criativa. Renove os seus espaços. Reinvente decorações.

OBJECTIVO GERAL
O curso visa:
Dar a conhecer aos formandos o aspecto mais moderno das artes decorativas, permitindo atingir resultados criativos com produtos de fácil aplicação.

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

No final da acção, os formandos deverão ser capazes de:
Demonstrar competências para utilizar técnicas direccionadas para a reciclagem de diversos materiais e criação de objectos, tornando-os úteis e decorativos.


CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Criação de superfícies com texturas com aspecto de pele e granuladas
Criação de craqueleurs opacos ou transparentes
A técnica do estresido ou stencil e algumas das suas variantes
Criação de falsos esmaltes e falsos óleos
Imitações de diversos materiais: mármore, madeira de raiz, madeira envelhecida, madeira policromada, bronze, prata, cobre, terracota.
A pátina e as suas variantes mais acessíveis- Uso de pátinas líquidas e metálicas
Diferentes técnicas de pintura e estampagem em madeira com pincel ou com blocos de borracha
Técnicas para endurecer papel ou tecido para a sua posterior decoração
Criação de peças decorativas com materiais recicláveis

METODOLOGIA
Formação essencialmente prática, com recurso sistemático a métodos activos, com base no estudo de casos práticos e na resolução de problemas, que permitirá também o esclarecimento de dúvidas concretas dos formandos. Recurso complementar ao método expositivo, na apresentação de alguns conceitos teóricos.


RECURSOS TÉCNICO-PEDAGÓGICOS
A ACADEMIA APAMM disponibiliza para as acções de formação diversos recursos audiovisuais tais como videoprojector, retroprojector, computadores fixos e portáteis, televisão, vídeo, DVD e câmara de filmar, bem como suportes documentais disponíveis na sua biblioteca.


MOMENTOS E MODALIDADES DE AVALIAÇÃO
No início da formação o formador poderá efectuar uma avaliação diagnóstica como forma de verificar o nível de conhecimentos dos formandos face ao tema a desenvolver. Este instrumento de avaliação permitirá ainda ao formador personalizar o programa da formação às especificidades do grupo.
Durante a acção, o formador poderá recorrer a actividades de avaliação formativa como forma de regulação da aprendizagem.
No final de cada módulo – ou da acção, caso se justifique –, o formador realizará uma avaliação sumativa através de um teste escrito ou trabalho prático, individual ou em grupo, de forma a obter desta forma uma noção mais específica dos conhecimentos adquiridos por cada formando.
A nota final do formando será baseada na ponderação dos critérios de avaliação seguintes:
§ 20% - Assiduidade, participação e avaliação contínua
§ 30% - Avaliação teórica, trabalhos individuais e/ou de grupo
§ 50% - Avaliação prática

Terminada a acção, pedir-se-á ainda aos formandos que preencham um formulário de autoavaliação e um formulário de avaliação do processo de formação para efeitos de balanço da actividade formativa e do desempenho do formador.



Assiduidade dos Formandos
A assiduidade deste curso é um requisito fundamental, na medida em que existem competências transversais que só podem ser adquiridas em contexto de formação presencial. Será condição obrigatória a frequência de 95% do total de horas do respectivo curso.
Da avaliação contínua e final pode resultar a necessidade do formando repetir ou reforçar um determinado tema, módulo ou momento de avaliação, onde se verifiquem situações como: falta do formando a um momento de avaliação; resultado obtido de nível insuficiente num determinado tema ou momento de avaliação, entre outros. Neste sentido poderá haver lugar a duas medidas de remediação: reforço das temáticas onde se verificou falta de aproveitamento; aplicação de um instrumento de avaliação equivalente. Esta decisão caberá à coordenação juntamente com o formador do respectivo módulo.
Para mais informações relativas a este ponto consultar o manual do formando.

CERTIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO
No final da formação será emitido um certificado de formação profissional, numa escala qualitativa, a todos os formandos que:
a) Tenham obtido uma avaliação positiva no exame final.
b) Tenham cumprido com os seus deveres de formando, respeitando rigorosamente os deveres de assiduidade e pontualidade.
A classificação da avaliação dos resultados da aprendizagem de cada formando é expressa através da atribuição de uma menção qualitativa e de uma classificação de acordo com a seguinte escala:
· Muito Bom – de 18 a 20 valores;
· Bom – de 15 a 17 valores;
· Razoável – de 10 a 14 valores;
· Fraco – de 7 a 9 valores;
· Muito Fraco – de 1 a 6 valores.




BILIOGRAFIA FUNDAMENTAL
Para além do manual de apoio que é fornecido ao formando, o formador poderá ainda recomendar, em cada módulo, bibliografia específica adicional no sentido de complementar os conhecimentos adquiridos.

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